Usuário*
Senha *
Lembrar Me

    Para criar uma nova conta entre em contato com o administrador

7ª Gestão - 2017 a 2020

Prefeito: CLEITON ADRIANE CHEREGATTO
Vide-Prefeito: CIDO MOTOS
Telefone: (69)3435-2396
Endereço: Av. Elza Vieira Lopes nº 4803
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Histórico:
Originou-se do NUAR Novo Horizonte, integrante do projeto de colonização Rolim de Moura. O pequeno núcleo inicial teve rápido desenvolvimento sócio-econômico graças à dedicação ao trabalho na agricultura e pecuária principalmente, pelos pioneiros seus fundadores.

Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação Cacaieiros, pela Lei Estadual n.º 365, de 13-02-1992, desmembrado do município de Rolim de Moura. Sede no atual distrito de Cacaieiros (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA

Com a nomeação do Coronel de artilharia Jorge Teixeira de Oliveira para Governar o Território Federal de Rondônia, empossado em 10 de abril de 1.979, destacava-se a tarefa de preparar administrativa econômica e politicamente o Território para a sua transformação em um novo Estado

Rondônia crescia aceleradamente e a abundância de possibilidades atraia novos contingentes humanos para estas regiões. A administração do Coronel Jorge Teixeira foi marcada pelo dinamismo e pela febril atividade de criação de uma infra-estrutura capaz de permitir e viabilizar a administração do futuro desenvolvimento de Rondônia. As metas previstas em meados do ano de 1.981 seriam a transformação do Território de Rondônia em Estado e a colonização do interior.

Núcleos de colonização surgiam ao longo da BR 364 e também das estradas vicinais, que partiam da BR 364 para as áreas interiores do Estado. No interior do Estado foram criados 17 Núcleos de Apoio ao Produtor Rural (NUAR). Estes Núcleos tiveram como objetivos facilitar a vida dos colonos que residiam afastados das sedes municipais. Dentre estes, um deles se tornou no que temos hoje, o município de Novo Horizonte do Oeste.

O primeiro passo para a criação de Novo Horizonte, foi a formação de uma Comissão de Desenvolvimento Rural (CDR), a qual tinha como meta a implantação de um NUAR, financiado pelo Banco Mundial através da SEPLAN. O NUAR foi inaugurado em 19/10/83 e seu primeiro administrador o Srº Agenor Ferreira de Lima, que era subordinado a Capital de Porto Velho.

Com a emancipação política de Rolim de Moura em 05/08/83, o Prefeito Valdir Raupp de Mattos, solicitou a guarda e a responsabilidade do Núcleo de Novo Horizonte, passando a ser distrito de Rolim de Moura. O Srº. João Vilmar Lopes (Nego D´Água) foi o segundo administrador. Seu sucessor, o Srº. Pedro Rodrigues.

Em 13 de fevereiro de 1,992 é criado o município de Novo Horizonte através da Lei nº 365. Nesta ocasião foi nomeado o 1º Prefeito Tampão Srº Geraldo de Sá, que administrou este município por 10 meses. O nome de Novo Horizonte ocasionava uma compatibilidade de nomes segundo o IBGE, por esta razão dificultava o processo de emancipação. Para solucionar este problema o então Deputado Federal Heditário Cassol, entrou com um pedido para facilitar a emancipação mudando o nome para Cacaieiros, homenageando os primeiros que aqui paravam para descansar e seguir o seu destino.

No final de 1,992, houve a primeira eleição, elegendo o Primeiro Prefeito o Srº. Varley Gonçalves Ferreira. A opinião popular e política alegando que o nome Cacaieiros corresponderia a sinônimo de sofrimento solicitaram junto ao poder público a mudança do nome, para tanto, o prefeito encaminhou um Projeto à Câmara de Vereadores mudando o nome de Cacaieiros para Novo Horizonte, acrescentando do Oeste, a qual foi aprovada por unanimidade.

Completando os primeiros quatro anos de emancipação política, houve a segunda eleição, sendo eleito o Srº Manoel de Lima Filho (Manelão). Em 2,000, realizou-se a terceira eleição, elegendo o Srº Francisco Adomilson Dantas Barbosa (Ceará) na quarta eleição sendo eleito pela segunda vez o Srº Varley Gonçalves Ferreira, com a gestão de 2005 a 2,008 e a quinta eleição sendo eleito Nadelson de Carvalho para gestão de 2009 a 2,012. Atualmente na sexta gestão, Varley Gonçalves Ferreira é o Prefeito para a gestão de 2013 a 2016.

ASPECTOS GEOGRAFICOS

O município de Novo Horizonte do Oeste – RO está situado na porção sudeste da região central do Estado de Rondônia, distante 520 km da capital Porto Velho. Sua posição geográfica é limitada pelos seguintes municípios: ao Norte, Castanheiras; ao Sul, Alta Floresta do Oeste; a Leste, Rolim de Moura; a Oeste, Nova Brasilândia do Oeste.

Segundo o censo de 2010,a população municipal era composta,até então, por 10.240 habitantes,espalhados numa área municipal de 843,45km2 o que corresponde a uma densidade demográfica de 12,14 hab./km2.A densidade humana está distribuída mais precisamente da seguinte forma: 16,9% das pessoas residiam na zona urbana e 83,1% na zona rural. Sendo 52,1% do sexo masculino e 47,9% do sexo feminino. Está localizado a uma altitude de 256 metros acima do nível do mar, na latitude 11.696390S e longitude 61.994720O e com seu código municipal o número 110050

A bacia hidrográfica do referido município é formada por alguns ribeirões, córregos e igarapés. Entre estes, se destacam três Ribeirões: Palha (também chamado de Corgão ou Dom Pedrito),Cajubi e Bolonês. Sendo o primeiro destes o principal ribeirão de Novo Horizonte

O Município tem sua sede na cidade de Novo Horizonte compõe-se do Distrito Migrantinópolis São símbolos do Município de Cacaieiros o Brasão, a Bandeira e o Hino (o hino encontra-se em anexo), representativos de sua cultura e história, instituídos por Lei. Lei orgânica municipal 1994 (Cacaieiros)

SIMBOLOS

Bandeira do Município

Brasão do Município



O Brasão do município de Novo Horizonte foi idealizado pelo professor Valdinei de Souza Brito, através de um concurso aberto para a população. Que possui em um dos lados um galho de café e o outro um de arroz que representa a base econômica municipal possui ainda na parte superior uma coroa feita de tijolos, que representa a edificação do município. Na parte central a aurora com uma estrela vinda do horizonte, simbolizando a perspectiva do progresso, tem também a figura de um homem trabalhador rural desenvolvendo sua função. As cores predominantes do Brasão são as da Bandeira do Brasi

HINO DO MUNICÍPIO

Novo Horizonte do Oeste é terra nova
Tem lindos campos e plantações de cafezais
Homens do campo que trabalham com vontade
Juntos crescemos, somos uma Comunidade

Novo Horizonte do Oeste
Sempre foi, sempre será,
Uma terra bela e farta
O que se planta tudo dá

Novo Horizonte do Oeste
Sempre foi, sempre será,
Povo forte e desbravante
Deus conosco sempre está

Desbravadores que abriram os caminhos,
Cacaios nas costas e com vontade de vencer,
Hoje unidos formam o Novo Horizonte,
Cidade que os nossos filhos vão crescer.

Gado leiteiro e produção de Cereais,
É povo simples e também tradicionais,
Rios correntes água limpa e cristalina,
É a natureza rio abaixo rio acima

Novo Horizonte do Oeste
Sempre foi, sempre será,
Uma terra bela e farta
O que se planta tudo dá

Novo Horizonte do Oeste
Sempre foi, sempre será,
Povo forte e desbravante
Deus conosco sempre está

Letra: Vicente Galdino/Kurtina


Dados do Município
 2679,    09  Jan  2017 ,

Município

Av. Elza Vieira Lopes nº 4803
         Novo Horizonte D`Oeste-RO
         CEP 76.956-000

(69)3435-2138
prefeitura@novohorizonte.ro.gov.br

Horário de atendimento
         Segunda a sexta - 7h30 às 13h30

Localização