ANIVERSÁRIO DE NOVO HORIZONTE DO OESTE, 13 DE FEVEIREIRO, 31 ANOS DE HISTÓRIA
Em 13 de fevereiro de 1992 foi criado o município de Novo Horizonte do Oeste através da Lei nº 365. Nesta ocasião foi nomeado o 1º Prefeito Tampão Srº Geraldo de Sá, que administrou este município por 10 meses. O nome de Novo Horizonte ocasionava uma incompatibilidade de nomes segundo o IBGE, por esta razão dificultava o processo de emancipação. Para solucionar este problema o então Deputado Federal Heditário Cassol, entrou com um pedido para facilitar a emancipação mudando o nome para Cacaieiros, homenageando os primeiros que aqui paravam para descansar e seguir o seu destino.
O município começou sua história como sendo um Núcleo de Apoio ao Produtor Rural (NUAR). Estes Núcleos tiveram como objetivos facilitar a vida dos colonos que residiam afastados das sedes municipais. Dentre estes, um deles se tornou no que temos hoje, o município de Novo Horizonte do Oeste. Com a emancipação política de Rolim de Moura em 05/08/83, o Prefeito Valdir Raupp de Mattos, solicitou a guarda e a responsabilidade do Núcleo de Novo Horizonte, passando a ser distrito de Rolim de Moura.
No final de 1992, houve a primeira eleição, elegendo o Primeiro Prefeito o Srº. Varley Gonçalves Ferreira. A opinião popular e política alegando que o nome Cacaieiros corresponderia a sinônimo de sofrimento solicitaram junto ao poder público a mudança do nome, para tanto, o prefeito encaminhou um Projeto à Câmara de Vereadores mudando o nome de Cacaieiros para Novo Horizonte, acrescentando do Oeste, a qual foi aprovada por unanimidade.
Novo Horizonte do Oeste conta também com o distrito Migrantinópolis, um distrito quase maior do que Novo Horizonte. Possui uma renda baseada na agricultura e pecuária, sendo responsável por grande parcela da movimentação da renda no município. Possui agências bancárias, laminadora, comercio de grãos que são referência no estado, trazendo ao distrito uma relevância comercial elevada.
O município está situado na porção sudeste da região central do Estado de Rondônia, distante 520 km da capital Porto Velho. Segundo censo demográfico de 2021, a sua população é de 8.125 de habitantes. Sua posição geográfica é limitada pelos seguintes municípios: ao Norte, Castanheiras; ao Sul, Alta Floresta do Oeste; a Leste, Rolim de Moura; a Oeste, Nova Brasilândia do Oeste.
Novo Horizonte do Oeste, o pequeno núcleo teve um rápido desenvolvimento sócio-econômico graças à dedicação ao trabalho na agricultura e pecuária principalmente, pelos pioneiros seus fundadores, hoje se destacando no cenário nacional como a terra do café especial.