Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
">
">

CONVITE PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE SOCIALIZAÇÃO DO PROGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO DE NOVO HORIZONTE DO OESTE

Tendo como objetivo informar e conscientizar a população sobre o Prognóstico com os cenários atuais e futuros do saneamento básico de Novo Horizonte do Oeste, dia 10 de maio às 19:00, a equipe do Projeto Saber ViverFunasa e Comitês de Coordenação e Execução promoverão a 3ª Audiência Pública para construção do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Novo Horizonte do Oeste.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, essa audiência será realizada de forma remota e transmitida através do canal do YouTube “Saber Viver RO” (https://www.youtube.com/c/SaberViverRO) e pela Página do Facebook “Projeto Saber Viver”.

Durante a transmissão da audiência, será socializado o prognóstico, referente as condições dos serviços do Saneamento Básico prestados à população de Novo Horizonte do Oeste – RO.

Concluímos etapas fundamentais para a elaboração de um plano de saneamento consciente e consistente, como o Diagnóstico, que levanta todas as carências e demandas dos sistemas de saneamento no município, e chegamos ao Prognóstico, momento ímpar e fundamental, que é a proposição dos objetivos e metas que irão sanear as deficiências levantadas no diagnóstico. Nessa etapa, serão estabelecidas soluções graduais e progressivas, com proposição de metas de curto, médio ou longo prazo, além das de implementação imediata, voltadas para a universalização do acesso aos serviços, com base na legislação vigente.

Esse evento faz parte de uma das etapas da construção do Plano Municipal de Saneamento Básico de Novo Horizonte do Oeste e tem como elemento balizador a participação social para o êxito na construção dos planos. Assim, toda a população do município é convidada a construir o PMSB de Novo Horizonte do Oeste, para que esse seja consolidado enquanto um instrumento de representação da realidade social, econômica e cultural.

A iniciativa busca informar e conscientizar o cidadão quanto a realidade do saneamento básico, considerando que ele é fator fundamental para a segurança e para a promoção da saúde aos cidadãos. De acordo com o superintendente da FUNASA, João Marcos, “o Prognóstico simboliza a reta final do Plano Municipal de Saneamento Básico e representa, não só para a Funasa, IFRO e municípios, mas para todo estado de Rondônia, um importante marco, pois coloca o estado em destaque quanto ao planejamento, rumo a universalização dos planos, entrando para o rank dos estados com universalização de PMSB, onde os municípios serão os primeiros do Brasil a terem seus planos de saneamento em consonância com a nova Lei do Saneamento Básico”.

Para a realização do prognóstico, foram utilizadas as informações levantadas nos eventos setoriais e entrevistas com a população urbana, rural e povos tradicionais, a fim de captar a percepção social, as demandas e aspirações da população. Já no enfoque técnico foram levantados e confrontados os dados ambientais, hidrológicos e socioeconômicos de todas as áreas do município, a fim de propor os cenários futuros ideais para cada caso dos componentes do saneamento básico.

A Audiência tem como público-alvo a população do município de Novo Horizonte do Oeste e toda a comunidade interessada. Por fim, vale ressaltar que, as ações de saneamento básico estão interligadas à promoção da saúde da população, por isso é importante discutir, propor, planejar e monitorar as ações sanitárias do seu município.

           Acesse nossas redes sociais através dos links:

https://www.facebook.com/projetosaberviverRO

https://www.instagram.com/projetosaberviver_ro/

https://www.youtube.com/saberviverro

Pular para o conteúdo