DIA DE CAMPO SOBRE A CULTURA DO CAFÉ NO MUNICÍPIO DE NOVO HORIZONTE DO OESTE/RO

Dia 24/04/2019, na linha 148 Sul, km 09, na propriedade da Srª Suzy, foi realizado o DIA DE CAMPO sobre a cultura do Café.
O dia de campo foi realizado pela Emater/RO, escritório local, em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Agricultura, tradicional evento de difusão de tecnologia e inovação. O encontro tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisas, divulgar tecnologias para o fortalecimento de toda cadeia produtiva do café e discutir demandas tecnológicas da produção familiar. Contou também com expositores, palestrantes, orientações, Mulheres do Café de Cacoal, Embrapa, empresários do setor, parceiros, voluntários, viveiristas. Houve palestras sobre a importância da mulher na cafeicultura, qualidade na produção, colheita na hora certa e outras orientações necessárias na qualificação do cafeicultor.
O evento contou também com a presença ilustre do Vice-Governador Zé Jodan, Prefeito Cleiton, Vice Cido Motos, Vereadores Ari, Lobão e Rozeni, Secret. de Agricultura Srº Tomate, Equipe Emater e os participantes do município e região para prestigiar momentos de busca de conhecimento e qualificação na produção do café.
Parabenizamos a Emater pelo belíssimo evento sobre a cafeicultura. O Vice-Governador Zé Jodan reforçou a importância da qualificação dos produtores para a rentabilidade do café. O Prefeito agradeceu a todos e em especial a Srª Suzy pela receptividade da localidade e também por alcançar o sexto lugar no concurso estadual do café e enfatizou a importância do dia de campo para alavancar a economia do município.
O Sezinho, gerente local da Emater, informou que o Prefeito Cleiton lançou premiação para os cafeicultores do município de Novo Horizonte que participarem do concurso estadual do café (CONCAFÉ – O Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia, 4ª- edição como o maior concurso de qualidade de café robusta do Brasil. As inscrições vão de 10 de abril a 09 de agosto e podem ser feitas gratuitamente nos escritórios da Emater-RO ou site da seagri/RO. O Concafé é realizado pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Emater-RO).
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café. O Estado de Rondônia está entre os maiores produtores de café Conilon do país. O município de Novo Horizonte do Oeste/RO, região Zona da Mata, vem se destacando como um dos maiores produtores de café do Estado.
A cultura do café vem passando por transformações positivas nos últimos anos na região, com a adoção de novas tecnologias de cultivo, principalmente pela utilização de mudas clonais, práticas adequadas de manejo da cultura, uso de corretivos, fertilizantes e irrigação. Embora a área plantada tenha diminuído nos últimos anos, mas a produtividade vem crescendo substancialmente, alcançando significativa produção por hectare e rentável ao produtor de café.