EMATER-RO REÚNE PRODUTORES EM “DIA ESPECIAL DE CIDADANIA RURAL” EM NOVO HORIZONTE DO OESTE

O “Dia Especial de Cidadania Rural”, promovido pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) aconteceu na quadra da escola Estadual Marechal Candido Rondon em Novo Horizonte do Oeste. O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) e Prefeitura de Novo Horizonte, reuniu diversos produtores rurais da região.

Durante a ação, os pequenos produtores participaram de palestras sobre o uso seguro de agrotóxicos, receberam orientações sobre microcrédito com o Banco do Povo e ações sociais através do CRAS, como Passe Livre, Cad. Único e ID Jovem e programa “Mamãe Cheguei”.  Além de atendimentos de saúde, como testes rápidos e atualização do cartão vacinal, incluindo as vacinas para covid-19.

No dia especial, os produtores da agroindústria e artesanato também puderam expor seus trabalhos para a venda. Ainda durante o evento, houve sorteio de brindes, almoço e degustação de café. Os alunos da Escola Agrícola Chico Mendes também participaram expondo os produtos cultivados na escola, apresentando trabalhos escolares, falando sobre produção sem agrotóxicos e fazendo apresentações sobre análise de solo.

“Sempre que somos convidados fazemos questão de participar, a prefeitura, em parceria com várias entidades do Governo do Estado, realizou um evento de grande proporção, afinal de contas, é muito importante que o produtor tenha conhecimento.” enfatizou o prefeito Cleiton Cheregatto.

O evento contou com a presença de várias autoridades estaduais e municipais, como o Diretor Presidente da Emater-RO José de Arimateia, Secretário de Agricultura, vereadores além da população local e sitiantes.