ESCOLA ESTADUAL MARECHAL DE NOVO HORIZONTE REALIZA NOITE CULTURAL: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Nesta noite de quarta-feira, 20/11/19, a Escola Estadual Marechal Cândido Rondon do município de Novo Horizonte do Oeste realizou a Noite Cultural sobre o Dia da Consciência Negra. Foram várias apresentações: Desfile de garotas e garotos representando a Negritude e Indígena, Fanfarra, Capoeira, danças, entrega de premiações e barracas com comidas.

20 de novembro, no Brasil, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. Instituído pela Lei nº 12.519/2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos Estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de Decretos Estaduais. Nos Estados que não aderiram à Lei a responsabilidade é de cada Câmara Municipal, que decide se haverá o feriado no município.

A data é especialmente dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. A data, dentre outras coisas, propicia questões sobre racismo, discriminação, desigualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a realização de debates, seminários, fóruns, palestras e outras atividades e ações que valorizam a cultura africana.

Parabenizar os Gestores da Escola Marechal Profº Edivaldo e Profª Gilcy, os Professores, Supervisores, Orientadores, Equipe de Apoio, os Alunos, os Pais, JUPAC, SEMECE, Prefeitura, Parceiros, Voluntários, Comércio e toda a Comunidade que contribuíram direto ou indiretamente para a realização do belíssimo evento: Noite Cultural Dia da Consciência Negra.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem aprender a AMAR”. (Nelson Mandela)