Governo de Rondônia e a Secretaria Municipal de saúde alertam sobre os cuidados com a hanseníase

Nesta terça-feira, 07 de julho é comemorado em Rondônia, o Dia Estadual de Mobilização para o Controle da Hanseníase, o Governo, por meio Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando as ações de mobilização e diagnóstico para combate e controle da Hanseníase.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que vem tomando todas as medidas e informando a população sobre os cuidados, tratamento e as formas de contágio da doença.

A Hanseníase (Lepra) é uma doença crônica, transmissível que evolui de forma lenta. Os principais sintomas são:  Manchas esbranquiçadas (hipocrômicas) ou eritematosas, lesões infiltradas e avermelhadas, diminuição ou perda de sensibilidade (a pessoa pode sentir formigamentos e/ou choques e/ou câimbras que evoluem para dormência – se queima ou machuca sem perceber);

Infiltrações e nódulos principalmente na face e pavilhões auricular, diminuição ou queda de pelos, localizada ou difusa, especialmente sobrancelhas e cílios; Falta ou ausência de sudorese no local da mancha, pele e olhos ressecados, obstrução nasal, dentre outros.

A Hanseníase pode aparecer até 20 anos depois do contágio, apesar de preocupante, a Hanseníase tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pela rede pública. (InfoRondônia)