IFRO REALIZA AULA INAUGURAL DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM INFORMÁTICA APLICADO À EDUCAÇÃO EM NOVO HORIZONTE DO OESTE

A aula inaugural na Pós-Graduação Latu Sensu Informática na Educação foi realizada pela equipe do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná no Plenário da Câmara de Vereadores.

O curso é destinado aos profissionais de educação do Município de Novo Horizonte do Oeste em parceria com o IFRO, sendo está uma iniciativa do Senador Confúcio Moura. Para o município de Novo Horizonte do Oeste foram destinadas 45 vagas, distribuídas preferencialmente para o corpo docente da rede municipal e posteriormente às demais redes.

A iniciativa do Senador Confúcio Moura trouxe também o Projeto de Informatização Escolar (PROINFE), que consiste na criação, implantação e manutenção de um sistema para gerenciamento acadêmico e interface de usuários das Escolas Municipais de Educação Básica de Rondônia. O Projeto ainda prevê, além dos serviços de desenvolvimento tecnológico e formação continuada e capacitação de usuários, conforme as respectivas metas, a compra de equipamentos de informática pelo IFRO para cessão de uso pelas Secretarias Municipais de Educação e suas escolas durante a vigência do Projeto e posterior incorporação ao patrimônio das unidades atendidas.

A Rede municipal já recebeu um grande quantitativo de equipamentos, com o qual reestruturou o Laboratório de Informática da EMEF. Paulo Scherrer, para que este local seja o Polo de Estudos dos pós graduandos e demais servidores que serão capacitados no decorrer desta parceria.

Os representantes do IFRO visitaram todas as Unidades Escolares da rede Municipal, Estadual e EFA Chico Mendes, fazendo a divulgação e coletando inscrições. As Inscrições ainda podem ser realizadas até o dia 10/01/2024.

Participaram da aula inaugural o prefeito Cleiton Cheregatto, secretário de Educação Elias Oliveira, gestores, coordenadores, professores, autoridades convidadas e outros profissionais da educação.