Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
">
">

MUNICÍPIO DE NOVO HORIZONTE DO OESTE APLICA AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

MUNICÍPIO DE NOVO HORIZONTE DO OESTE APLICA AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Na última terça, 21/05/19, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMECE) através da Coordenação Pedagógica, finalizou a aplicação da avaliação de Língua Portuguesa e Matemática a todos os alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal  de Ensino.

O SAENH (Sistema de Avaliação de Ensino Municipal) tem como principal objetivo realizar um diagnóstico da Educação Municipal. Esse levantamento produz informações que subsidiam a formulação e o monitoramento das ações na rede municipal, visando contribuir para a melhoria da qualidade e eficiência do ensino, incidindo na gestão das escolas e impactando até mesmo as práticas em sala de aula.

A SEMECE tomou os devidos cuidados na aplicação das avaliações com os alunos com deficiência e dificuldade na aprendizagem, dando-lhes atenção especial conforme as peculiaridades de cada um.

Segundo Luckesi (1994), a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino-aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. Ela é composta por uma série de procedimentos caracterizando-se como uma ação que deve ser utilizada como subsídio à prática docente, visando a sua melhoria. A avaliação pode ser interna e externa:

– Avaliação Interna realizada pelo professor em sala de aula com o intuito de verificar a aprendizagem do aluno;

– Avaliação Externa realizada por agente externo à escola, geralmente aplicada em larga escala que permitem diagnosticar e fornece elementos para a formulação e o monitoramento de políticas públicas, bem como o redirecionamento de práticas pedagógicas.

A Secretária de Educação agradeceu a Coordenação Pedagógica da SEMECE, Profª Marilene e Profª Cleia e toda a Equipe e as Escolas e disse que “estou muito contente pela conclusão dessa etapa e que a avaliação tem propiciado ações para melhorar a qualidade e eficiência da rede municipal”.

O Prefeito agradeceu toda a Equipe da SEMECE e as Escolas pela aplicação da avaliação e enfatizou que foi muito importante a implantação do Sistema de Avaliação (SAENH), como o município não tinha um sistema, foi implantado como projeto piloto em 2017 e assim vem sendo ampliado e este ano foi aplicado na sua totalidade. Por meio dele, pode-se avaliar o rendimento das Escolas e tomar algumas medidas e ações para melhorar o aprendizado dos alunos, todos estão de parabéns.

 

Pular para o conteúdo