MUNICÍPIO DE NOVO HORIZONTE DO OESTE REALIZA CAPACITAÇÃO DO E-SUS ATENÇÃO BÁSICA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Treinamento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a SESAU-RO

Profissionais da Saúde do município de Novo Horizonte do Oeste participaram de uma oficina para capacitação dos sistemas do e-SUS, foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a SESAU-RO, de 6 a 11 de novembro, na escola Marechal Candido Rondon.

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACSs), que integram as equipes das unidades básicas de saúde do município participaram da oficina.

Durante o treinamento, foram abordados os sistemas como o e-SUS, Módulo CDS/PEC e Técnicos da APS. As palestras foram desenvolvidas pela Sesau e ministradas por Benito Bonfim, coordenador estadual do e-SUS.

O e-SUS Atenção Básica (AB) é o novo sistema da AB que substitui o SIAB. Para atender aos diversos cenários de informatização e conectividade nos serviços de saúde, oferece dois sistemas de software que podem operar desde uma UBS sem computador, com o sistema com Coleta de Dados Simplificada (CDS) a partir do uso de fichas até UBS com computador nos consultórios e salas de atendimento usando o sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC)”. (Ministério da Saúde). O objetivo principal do sistema é avaliar, monitorar em termo quantitativo e qualitativo as ações desenvolvidas nas UBS.

A prefeitura de Novo Horizonte do Oeste promoveu essa capacitação para que cada equipe possa agir diretamente nas unidades básicas de saúde. Os profissionais foram treinados na prática, para saber como deve ser feito o lançamento de dados nos sistemas de informação de e-SUS, para que assim sejam alcançados os indicadores previstos pelo Ministério da Saúde.