NOTA INFORMATIVA: PREFEITO E SECRETÁRIO DE SAÚDE DE NOVO HORIZONTE DO OESTE ESCLARECEM A POPULAÇÃO QUE FOI LOCALIZADO O PACIENTE QUE EVADIU DO HOSPITAL MUNICIPAL.

NOTA INFORMATIVA

brasao-documentos-jpg

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde INFORMA que o paciente testado positivo para SARS-CoV-2 (COVID – 19) que estava internado no Hospital Municipal desde o dia 26 de abril de 2020 sob os cuidados da equipe de saúde da unidade hospitalar.

No dia 29/04 após o recebimento da informação do Secretário de Estado confirmando o resultado do exame positivo, foi de pronto comunicado à equipe que estava de plantão no hospital do resultado do paciente. Ainda, foi comunicado ao Agente Comunitário de Saúde, estratégia saúde da família que informasse seus familiares que esta deveriam permanecer em isolamento conforme já havia sido notificada anteriormente.

O Paciente foi informado na manhã do dia 30/04 do resultado pela equipe e o mesmo já não apresentava mais sintomas de Febre (>37,8ºC); Tosse; Dispneia; Mialgia e fadiga; seu quadro clínico era estável. Após ser comunicado pela equipe plantonista bem como ser orientado quanto às medidas necessárias para com os cuidados e no inicio da manhã o mesmo reagiu bem, apenas expressando a vontade de estar próximo aos seus familiares.

As 10:30 horas o enfermeiro de plantão realizou novamente visita ao paciente para as condutas prescritas pelo médico e verificar o estado clínico do paciente sendo que este não apresentava mais sintomas e que iria verificar com a equipe da epidemiologia a possiblidade do paciente ser encaminhado para sua residência e terminar o tratamento em isolamento domiciliar.

Contudo, após reunião com a equipe, o enfermeiro retornou a ala de isolamento para comunicar o paciente e o mesmo não estava mais no leito constatado sua evasão do hospital pela janela da enfermaria.

De pronto, foi comunicado a Polícia Militar do Município que auxiliasse na busca do paciente em razão de ser um vírus altamente contaminante e que poderia colocar a população em risco. Diversas diligencias foram realizadas e o paciente não foi localizado.

Na manhã do dia 01/05 o paciente que entrou em contato com o hospital informando sua localização e de pronto foi deslocado uma equipe de epidemiologia até o local para realizar as orientações bem como a NOTIFICAÇÃO de permanecia em isolamento domiciliar obrigatório.

Medidas judicias cíveis e criminais não foram descartas pela Administração Municipal bem como  realizado o Boletim de Ocorrência a cerca da irresponsabilidade do paciente em ter colocado a população e seus familiares em risco.