O INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE NOVO HORIZONTE DO OESTE REALIZA PROJETO DE EDUCAÇÃO BÁSICA PREVIDENCIÁRIA PARA TODOS OS SERVIDORES MUNICIPAIS

O Instituto Municipal de Previdência de Novo Horizonte do Oeste (IPSNH) realizou o PROJETO IPSNH ITINERANTE: EDUCAÇÃO E CONCEITOS BÁSICOS DE PREVIDÊNCIA entre os meses de outubro e novembro de 2021.

Conforme o cronograma planejado, foram realizadas 11 reuniões/palestras com todos os Servidores Públicos Municipais.

Foi produzida uma cartilha/manual do segurado em PDF e disponibilizado para todos os Servidores pelos grupos de whatsaap. Esse manual contém um conjunto de ações de Educação Previdenciária e a intenção é explicar, de forma acessível e simplificada, os direitos e deveres garantidos pelo IPSNH e ao mesmo tempo proporcionar uma reflexão sobre os conceitos básicos de previdência.

O IPSNH – Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipal de Novo Horizonte do Oeste, autarquia criada pela Lei Municipal nº 486/2006 de 26/11/2006 e sua Reestruturação através da Lei nº 1.108/2018 de 22/03/2018, é o órgão responsável pelo recolhimento, gestão e aplicação das contribuições previdenciárias do Município de Novo Horizonte do Oeste.

A Previdência Social tem como finalidade garantir ao segurado e ao seu núcleo familiar, segurança, em face dos riscos de perda da capacidade laborativa, a proteção de eventuais causas de morte, incapacidade permanente e a garantia de tranquilidade na idade avançada.

De acordo com o Presidente do IPSNH Prof Carlindo o objetivo do Projeto IPSNH itinerante foi de fazer as reuniões/palestras no local de trabalho dos Servidores. Reuniões com pequenos grupos para facilitar e oportunizar os debates, as discussões e tirar dúvidas dos segurados e ao mesmo tempo levar as informações e conhecimento pertinente aos conceitos básicos de Previdência e fazer uma prestação de contas do Instituto. Agradecer o Prefeito Cleiton pela oportunidade, a Equipe do Instituto, o Conselho, o Comitê, Vice-Prefeito, Câmara Municipal, Secretários, Diretores, Parceiros e todos que contribuíram na realização das ações do Projeto, muito obrigado.

Os conteúdos abordados nas reuniões foram: O que é o Tripé da Seguridade Social; O que é Previdência social; Conceitos básicos de Previdência; O que é Regime Próprio de Previdência; O que é IPSNH; Quem administra o IPSNH; O que é regime de caráter contributivo e solidário; Direitos e deveres dos Segurados; Percentual de contribuição do Servidor e do Ente; Equilíbrio financeiro e atuarial; Receitas e despesas do IPSNH; Evolução patrimonial do IPSNH e os Parcelamentos das dívidas do IPSNH.