O MUNICÍPIO DE NOVO HORIZONTE DO OESTE/RO REALIZA A III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE/2019

O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Novo Horizonte do Oeste/RO realizaram nos dias 03 e 04 de abril de 2019 a III Conferência Municipal de Saúde com temática: DEMOCRACIA E SAÚDE: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram trabalhados três eixos: I) Saúde como Direito (palestrante: Aparecido de Jesus Frutuoso – Alta Floresta), II) Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (palestrante: Andreia Dantas – Alta Floresta) e III) Financiamento do Sistema Único de Saúde (palestrante: Célia Martins – COSEMS).

O Presidente do Conselho Cidinho da Saúde fez a abertura da Conferência e agradeceu o empenho e dedicação de cada um para a realização do evento que é a oportunidade da população participar das discussões e trazer propostas para melhorar a saúde.

O Secretário de Saúde João Silva agradeceu a todos e ressaltou que a Conferência propicia momentos que a comunidade tem para apresentar e debater propostas para resolver problemas cruciais da saúde pública da população.

O Vice-prefeito reforçou que foi realizado a pré-Conferência no Distrito de Migrantinópolis e disse que “está muito contente e que é de suma importância a Conferência para debater propostas para melhorar a saúde, parabéns a todos”.

Estiveram presentes a Vereadora Rozeni de Souza que reforçou sua felicidade em participar das discussões e propostas, o vereador Lobão enfatizou a necessidade de fazer a Conferência e oportunidade da comunidade apresentar suas demandas e representando a 5ª Regional Estadual de Saúde de Rolim de Moura a Srª Cleuza Mara.

A Conferência conta com três etapas: Municipal, Estadual e Nacional para debate, elaboração, votação e acompanhamento de propostas. Novo Horizonte iniciou com a pré-Conferência realizada no Distrito de Migrantinópolis. Enfatizar que a Conferência é uma preparação para a 16ª Conferência Nacional Saúde, que será realizada em Brasília, entre os dias 04 a 07 de agosto de 2019, organizado pelo Conselho Nacional de Saúde e realizada pelo Ministério da Saúde.

O objetivo é elaborar propostas a partir de prioridades locais de saúde e a construção de princípios e diretrizes para políticas públicas de saúde no país. A Conferência é o principal espaço democrático para essa a construção, com a participação de toda a sociedade civil e representantes do governo, o amplo fórum de debates é organizado com a finalidade de avaliar, planejar e fixar diretrizes para a melhoria dos serviços de saúde pública proporcionando melhor qualidade de vida para toda a população.

Durante a Conferência tivemos palestrantes abordando o conteúdo da temática com maestria. A apresentação das sugestões, ideias e propostas das prioridades local de saúde. Após, foram debatidas e selecionadas (eleitas) as que mais representam melhorias ao serviço de saúde a população. Na Conferência também foram escolhidos (eleitos) os delegados (as) que estarão levando e defendendo as propostas aprovadas pelo colegiado para a Conferência Estadual.

O Conselho de Saúde e a Secretaria de Saúde agradecem ao público presente, aos palestrantes, a Equipe organizadora, os parceiros, voluntários, os servidores, os vereadores, o Vice-prefeito, o Prefeito e todos aqueles que direto ou indiretamente contribuíram na realização do evento.

O Chefe do Executivo Municipal agradeceu a todos pela dedicação e o esforço para a realização da Conferência e frisou que “estou muito feliz pela brilhante atuação da Equipe organizadora, dos palestrantes e das pessoas que estão envolvidos na Conferência, este é o espaço democrático na qual todos têm a oportunidade de apresentar suas ideias, suas propostas para melhorar a saúde pública e claro uma qualidade melhor de vida da nossa população, de coração meu muito obrigado”