PREFEITO, VICE-PREFEITO, SECRETÁRIO DE AGRICULTURA E PRESIDENTE DA CÂMARA VISITAM PRODUTORES DE INHAME (CARÁ) DO MUNICÍPIO.

Na última quinta-feira, 04/04/19, na região do Distrito de Migrantinópolis, o Prefeito, o Vice-prefeito, o Presidente da Câmara Municipal, o Secretário de Agricultura e o Administrador de Migrantinópolis estiveram visitando vários produtores de inhame, ou cará-da-costa.

Uma cultura que vem despertando o interesse de muitos produtores no Estado de Rondônia é a do inhame, também conhecido como cará-da-costa, planta herbácea da família das Dioscoreáceas, originária da África. A sua produção no Brasil se destaca na região Nordeste. Em Rondônia, o cultivo teve início em São Francisco do Guaporé, sendo difundido para Seringueiras, São Miguel, Alvorada do Oeste, Novo Horizonte do Oeste e para todo Estado. Segundo o técnico da Emater/RO Luciano Brandão, as variedades que mais se adaptaram no Estado foram o Inhame da Costa (Dioscorea cayennensis Lam.) e a São Tomé (Dioscorea alata L.) alcançando grandes resultados na produção e na renda.

A possibilidade de cultivo em pequenas áreas, a alta produtividade, a facilidade de comercialização do produto e o preço de mercado estão atraindo cada vez mais a atenção de agricultores familiares de Novo Horizonte para a produção de inhame. A diversificação é uma opção viável e a plantação do cará (inhame) vem sendo uma alternativa econômica, geração de emprego e renda familiar em razão do lucro e a venda certa do produto. São sete meses entre a plantação e a colheita, os meses de plantio outubro e novembro e a colheita maio e junho.

Uma das propriedades visitadas foi do Srº Zé Coelho (popular Zé Linguiça), proprietário de uma chácara na linha 144 Sul, km 2,5, disse que está muito satisfeito com a plantação do inhame. Ele reforça que “já tenho quatro anos produzindo cará-da-costa. É muito trabalhoso, mas também é rentável. Comecei a produção com meio hectare e hoje estou com mais de duas hectares plantadas”. Outra propriedade apreciada foi do Srº Tião que revela o contentamento com a produção e a viabilidade econômica do cará.

O Chefe do Executivo Municipal ressalta que “estou muito feliz em visitar as roças, poder vivenciar as experiências desses produtores e buscar meios para ajudá-los de diversas formas através da Secretaria Municipal de Agricultura, Seagri, Emater, Idaron, Sedam, enfim, conhecendo a realidade e a necessidade terei condições de viabilizar melhorias aos nossos agricultores”. Reforça a importância do Vice, do Secretário de Agricultura e o Presidente da Câmara nestas visitas para o fortalecimento e o compromisso com a melhoria e aumento da produção e a geração de emprego e renda da agricultura familiar.