Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
">
">

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA PALESTRA SOBRE O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

A Secretaria de Assistência Social de Novo Horizonte do Oeste (SEMAS), preocupada com o crescimento de diagnósticos de autismo no Estado de Rondônia, e no nosso município, e com a falta de informação sobre o tema por parte da população convidou a Psicóloga e Neuropsicóloga Dra. Angra Luchi, para ministrar uma palestra aberta a comunidade sobre o que é o autismo, sintomas, causas e tratamento.

Tendo como tema “O autismo não se cura, se compreende” a palestrante Dra. Angra Luchi abordou temas e respondeu várias dúvidas dos participantes. O autismo é um transtorno no desenvolvimento neurológico da criança que gera alterações na comunicação, dificuldade (ou ausência) de interação social e mudanças no comportamento, sendo geralmente identificado entre os 12 e 24 meses de idade.

Pessoas com autismo podem apresentar algumas características específicas, como manter pouco contato visual, ter dificuldade para falar ou expressar ideias e sentimentos, e ficar desconfortáveis em situações sociais, além de poderem apresentar comportamentos repetitivos, como ficar muito tempo balançando o corpo para frente e para trás, por exemplo.

É importante ressaltar que O AUTISMO NÃO É UMA DOENÇA, mas sim um modo diferente de se expressar e reagir, que, apesar de não ter cura, não se agrava com o avanço da idade. No entanto, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhores serão a qualidade de vida e a autonomia da pessoa.

O Secretário de Ação Social, Reginaldo de Aquino ressaltou a preocupação da Gestão Municipal e dar todo apoio e orientação as famílias do município que receberam esse diagnostico de autismo em algum de seus filhos para encontrar o melhor caminho para o desenvolvimento da criança.

Pular para o conteúdo